Segurança no Trabalho

Segurança no Trabalho.

Todos os dias podemos ver nos noticiários, fatos relacionados a acidentes envolvendo veículos como carros, motos, caminhões e outros com muitos mortos e feridos. Porém, pouca gente sabe é quemuitas pessoas são  mortas ou mutiladas todos os dias no mundo, vítimas de acidente de trabalho, o que não deixa de ser preocupante para os empresários e governantes.
Mais de 6 mil pessoas morrem por dia no mundo por causa de acidente de trabalho ou doença relacionada ao trabalho. Cerca de 2 milhões por ano. É um número muito alto se for comparado às Guerras. Morre mais gente em acidente de trabalho do que na guerra.
As empresas investem pesado na área de segurança do trabalho, porque o acidente em si causa muitos prejuízos, tanto para a empresa quanto  para a vítima e sua família, além da empresa ser multada, terá que arcar com as despesas e indenizações. Um acidente numa empresa causa vários transtornos.
A profissão de Técnico em Segurança do Trabalho está em alta. Muitas escolas e faculdades Técnicas estão oferecendo este curso e o aluno tem a vantagem de saber que, depois de se formar, tem emprego certo. Uma ótima opção para quem ainda está em dúvida quanto à sua formação profissional.
O Técnico de Segurança do Trabalho tem por objetivo, dentro de uma empresa, seja qual for o ramo de atividade, zerar aquela placa que mostra o relatório positivo ou negativo em relação a acidentes ocorridos durante o dia, mês, semestre, ano, etc..
Para isso ele deverá realizar treinamentos periódicos, mostrando situações de perigo nos setores, através de imagens, vídeos ou outro material que conscientize o trabalhador em relação às necessidades de se prevenir. As grandes e médias empresas contam com o apoio da CIPA – Comissão Interna de Prevenção a Acidentes – que é uma equipe treinada e especializada para agir em casos de emergência e conta também com o auxílio da Brigada de Incêndio, que também é uma equipe treinada para esses fins. Tabém podemos citar a SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho que apresenta palestras e relatórios sobre o assunto, reunindo todos os funcionários com brindes pela participação no evento, esclarendo dúvidas e aceitando sugestões para melhorias, onde o trabalhador também se conscientiza da sua responsabilidade para que tudo caminhe no rumo certo.Trabalhador satisfeito, a empresa prospera e o lucro é de todos.
A OIT- Organização Internacional do Trabalho  mostra que no Mundo ocorrem 270 milhões de acidentes de trabalho e são registradas em média de 160 milhões de doenças relacionadas  ao trabalho por ano.
Um relatório da OIT por ocasião do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho comemorado no dia 28 de Abril de 2012, acidentes e doenças do trabalho causam, por ano, mais de 2,2 milhões de mortes e causam uma redução de 4 por cento no PIB (Produto Interno Bruto) mundial.http://www.igt.mapess.gv.ao/igt/index.php?option=com_content&task=view&id=57&Itemid=2
O setor que mais causa acidentes é o da contrução civil, seguidos pela industria, comércio e o trabalho rural. Na agricultura há muitos acidentes graves causados por máquinas agrículas. Exitem muitos operadores trabalhando sem habilitação para executar esse serviço, até porque a fiscalização nesse setor é muito precária. É muito fácil de ver trabalhadores rurais trabalhando sem equipamentos de proteção – os EPI’s – que amenizam em muito quando há a necessidade de manuseiar venenos, no caso Agrotóxicos para pulverização, quando exige roupas especiais, botas, bonés, luvas, óculos ou viseiras para que o produto usado não atinja a pele e os olhos.
Nao esqueçam que todo serviço realizado com atenção e cuidado geram excelentes frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slogan

Aos poucos se constrói o muito.

Total de visualizações de página

Postagens populares