sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bragança Paulista - Terra da Linguiça


Linguiça de Bragança.

Não se  sabe ao certo quando a cidade de Bragança Paulista ficou conhecida como a Terra da Linguiça.

Conta a história que uma italiana chamada Palmira Boldrini foi a precursora da comercialização de linguiça caseira. Dona Palmira fabricava  em sua casa e viajantes bragantinos revendiam  em outras cidades, sob encomenda.

A verdadeira Linguiça de Bragança,
Com o decorrer dos anos, a fama do produto bragantino aumentou e o casal João e Dona Adair assumiu a produção da linguiça. Iniciaram uma sociedade com o proprietário do Bar do Rosário, na Rua Barão de Juqueri. Otávio Leite, um ex-pracinha que havia lutado na 2ª Guerra Mundial nos anos 40 e teria voltado da Itália, trazendo consigo uma nova receita do embutido, comercializando o produto em nossa terra. 

Linguiça e Futebol

Nas décadas de 80 e 90, o time principal de futebol de Bragança Paulista, o Clube Atlético Bragantino, surgiu no cenário nacional e internacional, como uma máquina de jogar futebol. Foi denominado de Linguiça Mecânica, por toda imprensa, comparando-o ao Laranja Mecânica da Holanda. A saga começou ao conquistar o campeonato da série B do Brasileirão, Campeão Paulista de 1990 e vice-campeão do Brasileiro de 1991.
Hoje o Bragantino Disputa a Série A do Paulistão e a B do Campeonato Brasileiro.
Quem vai ao Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pode saborear a verdadeira linguiça de Bragança e assistir ao jogo confortavelmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slogan

Aos poucos se constrói o muito.

Total de visualizações de página

Postagens populares