quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Curiosidades

Curiosidades:
Será o Benedito?
Qual a origem dessa expressão?
Segundo alguns historiadores, essa expressão surgiu no meio político, na campanha para a eleição do Governador de Minas Gerais.
Entre os candidatos havia um chamado Benedito Valadares que, na véspera das eleições, as pesquisas o apontava como um dos dois candidatos mais indicados para ocupar o cargo. O outro candidato forte era o Fulano de Tal. E então a população perguntava: quem será o Governador?
Será o Fulano de Tal ou será o Benedito?
Então surgiu essa expressão que muitos mineiros ainda usam. Será o Benedito?
E o tal Benedito se tornou Governador. Governador Valadares.
Por Claudio Moreira Galvão.


Quem inventou o Pastel?


Segundo estudiosos, foram os chineses que inventaram o pastel, o macarrão e a pólvora, mas alguns de seus inventos foram copiados pelos grandes conquistadores (Lê-se invasores) europeus
na época do Império Romano.
Com o passar dos tempos os pastéis chineses foram se modificando pelos europeus, pois os originais eram feitos de arroz, em formato de rolinhos e eram doces.
Depois da Segunda Guerra Mundial, muitos japoneses fugiram para as Américas com medo de perseguições, porque o Japão havia se juntado à Itália e Alemanha, formando os países do Eixo que foram derrotados na guerra.
Chegando nas Américas, vamos supor o Brasil, alguns imigrantes japoneses se aderiram à agricultura e outros nos grandes centros urbanos. Como era difícil arrumar emprego, pois muitos estavam ilegais no país e a dificuldade com idioma, se transformaram em trabalhadores informais ou autônomos como queiram.
Os japoneses começaram a trabalhar com pastéis nas feiras livres e, por se parecerem com os chineses que dominavam esse tipo de comércio, poderiam trabalhar sem medo das perseguições, visto que a China não participou da guerra.
Pastel chinês ou japonês? Não importa. O que importa é que todo Domingo vou cedo à feira livre para saborear um. Simplesmente uma delícia!
Pastéis de Feir
Por Claudio Moreira Galvão.


                                     Coxinha

De onde surgiu? Quem inventou? È tipicamente brasileira? Quem Sabe?
Algumas fontes dizem que a coxinha, este salgado que tantas crianças adoram, assim o diga o pequeno Lukinha, foi uma variação de croquetes da culinária francesa, que tomou este formato atual, aqui no Brasil. Também há quem diga que ela surgiu na época do Império no Brasil. Dizem que a Princesa Izabel tinha um filho com problema mental e que só comia as coxas do frango. Um certo dia a cozinheira se viu em dificuldade porque não tinha as coxas de galinha para a refeição do menino. Então ela desfiou as partes da galinha que restavam, preparou uma massa e envolveu a carne desfiada fazendo algo parecido com uma coxa de galinha. Conta-se que o menino comeu e gostou tanto que todos os dias a cozinheira tinha que fazer a tal coxinha.
Se foi inventada no Brasil, não encontrei em nenhuma pesquisa, uma resposta afirmativa, mas o que importa é que uma coxinha bem feita com café, de manhã, é como uma mini refeição. No antigo Bar do Firmo, em Cambuí, sul de Minas, fazia-se uma coxinha tal deliciosa que vinha até com o ossinho do frango na ponta e uma massa que dissolvia na boca.
Coxinhas de Frango.

Em breve, postarei minha receita de coxinha. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slogan

Aos poucos se constrói o muito.

Total de visualizações de página

Postagens populares